O processo, denominado CED (Capturar-Esterilizar-Devolver) envolve a captura dos gatos de uma colónia, a sua esterilização, um pequeno corte na orelha esquerda para fins de identificação, desparasitação e, por fim, a devolução dos animais ao seu território de origem, onde são alimentados e protegidos por um cuidador. Sempre que possível, os animais adultos dóceis e as bebes que ainda estejam em idade de socialização são retirados das colónias e encaminhados para adopção.
O CED é o único método que efectivamente contribui para a redução do número de animais de rua, de forma digna e humana. Permite estabilizar a população e melhorar significativamente a qualidade de vida dos animais.​​​​​​​
Como Funciona?
A candidatura à esterilização da colónia deve ser efetuada pelo cuidador da mesma.
O cuidador da colónia é a pessoa que cuida e alimenta a colónia diariamente ou com relativa frequência. Após a candidatura, o cuidador é contactado e é feito o diagnostico da colónia
e o planeamento das capturas.
Condições para a candidatura:
A alimentação dos animais deve respeitar a saúde animal e humana e a salubridade pública.
Deve ser colocado alimento (preferencialmente, ração seca) apenas uma ou duas vezes por dia, sendo removido o excedente, e deixada água fresca sempre à disposição. Nunca devem ser deixados recipientes sujos, restos de comida, plásticos ou outros lixos no local, que deve estar sempre impecavelmente limpo. A alimentação descuidada dos animais é um foco de doenças e de conflitos com a vizinhança. Raramente as pessoas descontentes se queixam da presença dos animais, mas quase sempre dos comportamentos dos seus cuidadores.

O cuidador deve comprometer-se a entrar em contacto com a Associação se,
numa colonia depois de esterilizada, aparecer algum novo animal.

Todo o trabalho que envolve a esterilização das colonias é feito por voluntários de forma gratuita. Nesse sentido a esterilização de uma determinada colonia dependerá da disponibilidade dos voluntários, das condições atmosféricas e da disponibilidade do veterinário para a esterilização dos animais. Tentaremos, sempre que possível, por uma questão de justiça e igualdade, respeitar as candidaturas por ordem de chegada, exceto, se pelos motivos anteriormente descritos existirem condições mais favoráveis para a captura de outra colonia, num determinado momento.

Para mais informações entre em contacto connosco para geral@streetdogs.pt
Back to Top